quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cuidando do Cuidador



  1. Tenho o direito de cuidar de mim.

  2. Tenho o direito de receber ajuda e participação dos familiares, nos cuidados que presto.

  3. Tenho o direito de procurar ajuda.

  4. Tenho o direito de ficar aborrecido, deprimido e triste.

  5. Tenho o direito de não deixar que os meus familiares me tentem manipular com sentimentos de culpa.

  6. Tenho o direito de receber consideração, afecto, perdão e aceitação dos meus familiares e da comunidade.

  7. Tenho o direito de me orgulhar do que faço.

  8. Tenho o direito de proteger a minha individualidade, os meus interesses pessoais e as minhas próprias necessidades.

  9. Tenho o direito de receber formação para cuidar melhor.

  10. Tenho o direito de ser feliz!


Adaptado de Márcio F. Borges, in: http://cuidandodocuidador.wordpress.com/, em 01de Julho de 2010.

Sem comentários:

Para Ler e Ver...

  • Amara, Como cuidar dos nossos
  • Marie de Hennezel, Arte de Morrer
  • Marie de Hennezel, Diálogos com a Morte
  • Mitch Albom, As Terças com Morrie
  • Morrie Schwartz, Amar e viver: Lições de um mestre inesquecível
  • Tsering Paldrom, Helena Atkin e Isabel Neto, A dignidade e o sentido da vida: reflexões sobre a nossa existência